CEC - Centro Escolar de Copacabana

Projetos

É preciso termos a coragem de mudar a nossa maneira de sentir, de pensar e de agir, relacionando-nos com o mundo. E esta mudança não é um acessório ou uma fantasia. Precisamos começar a crer que dela depende a nossa própria oportunidade de sobrevivência e a daqueles que viverão aqui onde nós estamos vivendo agora.


Projeto pedagógico

I) Introdução

Centro Escolar de Copacabana localizado na Rua Dias da Rocha, nº 80, no bairro de Copacabana, atendendo Alunos matriculados nas turmas de Educação Infantil e nas turmas de Ensino Fundamental ( 1ºano ao 9ºano) e de Ensino Médio , desenvolverá, durante o ano letivo de 2016, o Projeto Pedagógico tendo como fio condutor o tema “Ética e Cidadania: Construindo valores na Escola e na Sociedade”.

II) Justificativa

A Escola deve ser um lugar em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar, compartilhar saberes e procurar soluções para os problemas comuns. Um espaço para transformações, para contradições, para colaboração mútua e para a criatividade. Um lugar em que os Professores e Alunos tenham autonomia, possam pensar e refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e possam ter acesso a novas informações. Uma Escola em que o conhecimento já sistematizado não é tratado de forma dogmática e esvaziado de significado. Uma Escola voltada à educação para a cidadania, respeitando as diferenças individuais. Uma Escola cuja principal função é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar no âmbito pessoal, social e ambiental comprometidos com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, conservando o ambiente saudável no presente para que no futuro saibam exigir e respeitar os próprios direitos e os de toda comunidade. Para que haja modificações interiores, para que tenham gestos de solidariedade e cuidados com os diversos ambientes. Analisando as mudanças que se configuram no século XXI, determinamos que mais importante do que pensar no mundo que estamos deixando para as nossas crianças é nos certificarmos da qualidade de pessoa que estamos entregando ao mundo. Não se pode esquecer que a Escola não é o único agente educativo e que os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem especial influência sobre os adolescentes e jovens.

No Centro Escolar de Copacabana, o processo ensino-aprendizagem abrange quatro pilares básicos da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser com o outro.

Por acreditarmos no vínculo Escola-vida, onde as crianças aprendem através das observações e das experimentações e por acreditarmos também numa escola onde o respeito mútuo educa para a dignidade, o Projeto Pedagógico do Centro Escolar de Copacabana tem a finalidade de proporcionar a todos os envolvidos uma Escola prazerosa. Nosso Projeto é amplo, pois nele estão tipos de atividades necessárias para um bom desenvolvimento da nossa Proposta de trabalho Pedagógico.

III) Objetivos Gerais

• Contribuir para formação integral do educando, capacitando-o para ser um agente promotor da paz, desenvolvendo valores éticos que fundamentem e estimulem uma cultura da não-violência nas suas relações interpessoais e sociais, oferecendo, para tanto, oportunidades que viabilizem experiências e vivências para uma educação de qualidade.

• Desenvolver uma consciência ambiental e uma nova ética ecológica é dever de todo cidadão bem informado para tornar-se disseminador a este respeito. A integração do homem e meio ambiente se restabelece perante a necessidade eminente da sustentabilidade ambiental.

•Verificar que através do Esporte podemos resgatar diferentes valores culturais do nosso povo e de outros povos, trazendo para os Alunos benefícios físicos, emocionais e intelectuais que contribuam para a formação da identidade de cada um.

• Possibilitar um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior. A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de habilidades, de modo a favorecer a compreensão e intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais.

•Lembrar que Ética é valor moral imposto pela sociedade determinando o certo e o errado no comportamento do homem perante o seu meio, ajudando-o a formar-se um cidadão com ideias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade. Também iremos dar destaque as eleições que ocorrerão no Brasil neste período e assim, poderemos analisar várias posturas éticas.

Dividiremos o Projeto Pedagógico em quatro bimestres.

a)Temas do 1ºbimestre: Ética no Ambiente.
Subtemas que serão trabalhados:
Março e Abril:”Eu também sou responsável pela qualidade de vida”
O tema do 1ºbimestre será organizado de forma a propiciar ao aluno a oportunidade de :
-Elaborar os direitos e deveres na Comunidade Escolar;
-Respeitar e cuidar dos seres vivos;
-Desenvolver e divulgar atitudes ecologicamente corretas;
-Conscientizar os Alunos quanto a problemática do lixo na Escola, no Bairro, na Cidade para que possam agir em busca de soluções;
- Elaborar, desenvolver e avaliar, interdisciplinando a Educação Ambiental, verificando as atitudes conscientes por parte dos Alunos diante do meio ambiente;
-Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental;
- Insistir no valor e na necessidade da Cooperação local, nacional e internacional para prevenir os problemas ambientais;
- Ajudar os Alunos a descobrirem os sintomas e causas reais dos problemas ambientais;
- Estabelecer regras e conhecer as leis que definem os direitos e deveres na sociedade.
- Estabelecer o caráter histórico destes direitos e deveres e sua relação com situações presentes.

b) O tema do 2º bimestre: Ética nos Esportes
Subtemas que serão trabalhados:
Maio/Junho: “ A torcida começa na Família”-esporte é saúde e saúde é vida
Julho/ Agosto: “ A tradição cultural dos países participantes da Olímpíada e a miscigenação que formou o povo brasileiro”

O tema do 2ºbimestre será organizado de forma a propiciar ao Aluno a oportunidade de :
- Relacionar o esporte a inclusão social;
- Relacionar o desenvolvimento dos jogos ao Crescimento da Humanidade;
- Favorecer a discussão sobre ética e direitos humanos no Esporte;
- Utilizar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo, responsabilizando-se pela própria saúde.
- Identificar saúde como elemento promotor do direito de cidadania;
- Identificar a influência de outros povos na formação esportiva do brasileiro.

c) O tema do 3ºbimestre: Ética na Sociedade
Subtemas que serão trabalhados:
Setembro: “ Atitudes saudáveis na preservação do meio ambiente”
Outubro: “ Respeitando e convivendo democraticamente, com atitudes saudáveis na preservação do ambiente

O tema do 3ºbimestre será organizado de forma a propiciar ao aluno a oportunidade de :

- Respeitar todo ser humano, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura;
- Valorizar o respeito como condição necessária para o convívio social democrático: respeito ao outro e exigência de igual respeito para si.
- Repudiar toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro.
- Verificar as formas legais de lutar contra o preconceito;
- Compreender que lugar público é patrimônio de todos pelo qual devemos zelar e conservar;
- Verificar a importância de zelar pelas dependências da Escola;
- Valorizar o patrimônio cultural e histórico das cidades e dele cuidar e zelar;

d) O tema do 4ºbimestre : Ética nos meios de transporte e de comunicação novembro e dezembro : “ A importância dos meios de transporte e de comunicação na união de povos , culturas, fatos, conhecimentos, estreitando laços para um mundo melhor”

O tema do 4ºbimestre será organizado de forma a propiciar ao aluno a oportunidade de:
-Conhecer os meios de comunicação e transporte e sua importância para a população.
- Conhecer a importância da Constituição Brasileira;
- Valorizar o diálogo como instrumento de esclarecimento de conflitos;
- Identificar as situações em que a solidariedade se faz necessária;
- Conhecer as possibilidades de uso dos serviços públicos existentes: Postos de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia e formas de acesso a eles;
- Organizar palestras, debates e simular situação de eleição na Escola;
- Valorizar a Democracia como sistema político que permite a criação de novos direitos; e aceitar suas consequências.
- Conscientizar os alunos para que respeitem a prioridade concedida aos idosos, deficientes e pessoas com criança de colo no transporte público.

V) Estratégias
a) Trabalhar com os subtemas mensalmente, de acordo com o Projeto, valorizando os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
b) Introduzir atividades cooperativas orientadas ao desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe : desafios físicos e cooperativos.
c) Empregar músicas e danças de outros povos e de outras culturas.
d) Refletir sobre as decisões tomadas durante as práticas pedagógicas.
e) Introduzir jogos e dinâmicas na sala de aula.
f) Estabelecer regras de direito e de deveres junto à comunidade escolar desenvolvendo a boa convivência, o auxílio mútuo etc..
g) Refletir sobre o dever de nos preocuparmos com outras pessoas e com outras formas de vida, na busca de um mundo melhor.
h) Adotar a ética de se viver sustentavelmente adotando comportamentos adequados à preservação do meio ambiente.
i) Criar nos alunos o hábito de cuidar de seu próprio ambiente e da comunidade.
j) Realizar pesquisas científicas com os Alunos desenvolvendo o hábito de leitura crítica.
k) Intensificação do hábito da leitura crítica, utilizando vídeos, filmes, jornais, revistas, internet, os livros do pátio, da sala de aula e os livros paradidáticos adotados.
l) 0rganização de aulas-passeio
m) Elaboração de pesquisas de campo
n) Promover a capacitação dos profissionais da comunidade escolar, através de Centro de Estudos, dentro e fora da Escola.
o) Utilizar os jogos das aulas de Educação Física como meio de integração e socialização.
p) Trabalhar jogos e brincadeiras para construção de valores entre os Alunos.
q) Divulgação do Projeto Pedagógico entre os elementos envolvidos no trabalho da Escola, valorizando os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Agenda Ambiental elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, comparando com as ações dos demais Países.
r) Promoção de pesquisas, palestras, debates entrevistas, etc.
t) Utilização da quadra esportiva do Centro Israelita Brasileiro, na rua Barata Ribeiro em Copacabana para a realização de aulas de Educação Física das turmas do 6º ano ao 9ºano e das turmas do Ensino Médio e para realização da Olimpíada, etc.

VI) Desenvolvimento das Estratégias
a) Organizar exposições semestrais do Pré-Escolar , do 1º ano ao 9ºano com os temas trabalhados.
b) Espaços para debates
• Discutir com os representantes as regras de direitos e deveres da comunidade escolar.
• Redigir as regras de direitos e deveres da comunidade escolar.
• Redigir os direitos e os deveres relacionados a Educação Ambiental.
• Divulgar, através de cartazes, palestras e reuniões as regras estabelecidas.
• Avaliar, em reuniões com os representantes das diversas turmas o cumprimento das regras.
• Realizar reuniões trimestrais com Responsáveis para avaliação do trabalho realizado.
d) Jornal, revistas, CDs e retroprojetor
• Utilizar jornais, revistas, CDs, DVDs, Datashow, retroprojetor, etc para trabalhar as atividades desenvolvidas em sala de aula ligadas aos conteúdos .
e) Centros de Estudos
• Realizar reuniões com os profissionais que trabalham na Escola, para troca de experiências, visando a um melhor atendimento aos Alunos e à comunidade escolar em geral, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem.
• Encaminhar os profissionais para a capacitação profissional em cursos extra-escolares.
• Convidar profissionais para palestras e entrevistas com os profissionais da Escola.
f) Aulas- passeio e pesquisa de campo
• Oportunizar aos Alunos a observação direta dos fatos e dos locais relevantes, em consonância com os conteúdos dos subprojetos estudados em sala de aula.
• Levar o Aluno a aprender os conteúdos dos diversos componentes curriculares de forma agradável e prazerosa.
g) Entrevistas e Palestras
• Convidar profissionais para entrevistas e palestras, buscando informações sobre os assuntos desenvolvidos.
• Favorecer a interdisciplinaridade através do trabalho mensal em subprojetos, abordando diferentes temas transversais.
h) Aulas práticas
• Desenvolver a pesquisa científica nas aulas práticas de laboratório.
• Desenvolver jogos e dinâmicas específicas para Educação Ambiental.
• Pesquisar as diferentes culturas dos países participantes da Copa do Mundo
• Transformar materiais recicláveis em elementos úteis na prática de atividades.

VIII) Atividades a serem desenvolvidas
• Exposição semestral dos temas e dos subtemas trabalhados no projeto
• Aulas – passeio
• Concurso de redação ( poesia e prosa)
• Feira de livros
• Olimpíadas
• Gincanas
• Correspondência intraescolar
• Atividades Cívicas
• Comemoração de datas festivas
• Palestras
• Entrevistas
• Pesquisas
• Reuniões com os Responsáveis
• Capacitação de Professores
• Formatura do 9ºano
• Formatura da 3ª série do Ensino Médio

IX) Recursos Humanos
• Diretoras
• Supervisora Pedagógica
• Coordenadora Escolar
• Secretária
• Professores
• Auxiliares

X) Recursos Materiais
• Vídeo
• TV
•Som
• CD’s
• DVDs
• Datashow
• Computador
•Máquina fotográfica e filmadora
•Retroprojetor
• Materiais utilizados nas aulas de Educação Física
• Brinquedos diversos
•Jogos
• Livros ( paradidáticos e didáticos)
• Jornais e revistas

XI) Fundamentação Teórico Metodológica
• Referencial Curricular para Educação Infantil
• Parâmetros Curriculares Nacionais
• Fundamentos teóricos baseados nos educadores/pensadores : Célestin Freinet , Jean Piaget, Lev Semyonovitch VygotsK , Emília Ferreiro, Anísio Teixeira e outros.

XII) Avaliação
A avaliação do Projeto Pedagógico ocorrerá de forma contínua, o que nos dará oportunidade de reestruturação das ações pedagógicas se houver necessidade, nos Centros de Estudos e nos Conselhos de Classe.

XIII) Cronograma
Será enviado aos responsáveis, oportunamente.